segunda-feira, 17 de maio de 2010

Utilizações da Cal Hidratada

A cal virgem, na verdade o óxido de cálcio, também conhecida como cal viva,quando em contato com água,torna-se o que chamamos de cal hidratada, na reação CaO+H2O+Ca(OH)2.Este processo de transformação libera muito calor, conhecido popularmente como caldeamento. É alternativa barata para produção de argamassa
de revestimento, assentamento de tijolos, ou pintura.


Cal na Pintura

A cal para pintura deve ser a mais fina
e pura do mercado, específica para
pintura. A base da tinta é feita através da mistura: cal, água e cola (PVA). Mistura-se a cola com a cal e em seguida adciona-se água conforme a espessura da mistura desejada, depois é só aplicar na parede com o mínimo de duas demãos, aprimeira mais diluida e a segunda mais grossa.
Para a obtenção de diferentes colorações basta adicionar pigmentos facilmente encontrados no mercado.







Parede pintada com diferentes cores de tinta a base de cal.








Cal para Revestimento


O processo tradicional para revestir paredes com argamassa utiliza duas ou três camadas. Primeiro vem o chapisco, feito com areia e cimento com traço entre 1:6 e 1:10.
A seguir aplica-se a massa grossa, também chamada “emboço”, com traço entre 1:1:6 e 1:2:9. Se for uma obra mais rústica, pode-se alisar a massa grossa e pronto. Neste caso, deve-se usar areia peneirada para retirar as impurezas e pedriscos que porventura estivessem diluídos na areia.
A massa grossa mais comum utilizada na construção civil é feita com areia, água, cimento e cal hidratada. As proporções (“traço”) destes elementos variam de acordo com a finalidade da argamassa. Alguns exemplos: a argamassa para revestimento interno é diferente da destinada ao externo, uma massa para assentar tijolo comum é diferente daquela onde se colocarão azulejos cerâmicos.
O traço é definido por números no formato cimento : cal : areia. As proporções mais usadas em assentamento e revestimento são de 1:1:6 e 1:2:9, onde o primeiro número é o volume do cimento, o segundo representa o volume de cal e o terceiro mostra o volume de areia.



Cal no Assentamento de Alvenaria


Argamassas de assentamento de alvenaria servem para unir os tijolos e blocos de concreto ou cerâmicos das construções. Além de “juntar” os elementos serve também para dar maior resistência mecânica além de proteger contra a propagação do calor, frio ou do som. Serve também para vedar quanto à penetração de água e de vento.
O traço é similar à argamassa de revestimento, ou seja, algo entre 1:1:6 e 1:2:9. A água deve igualmente ser dosada para que fique uma massa com bastante plasticidade, mas sem escorrer. É possível assentar alvenaria apenas com argamassa de cal, como se usa antigamente. O problema é que o cal demora muito tempo para endurecer (“puxar”), chega a levar dias até adquirir consistência suficiente para que a parede fique rígida. Por isto, atualmente se adiciona um pouco de cimento, entre 1 a 2 vezes a quantidade de cal, pois o cimento produz a “pega” (endurecimento inicial) em poucas horas, a partir do que a parede pode continuar a ser levantada e pode-se apoiar nela sem risco de ruína. Caso seja necessário um acabamento melhor, pode-se optar por revestir a massa grossa com gesso ou então com uma argamassas para revestimento feita com areia mais fina. Justamente por isto, esta argamassa chama-se “massa fina”, também conhecida por “reboco”. A massa fina é aplicada sobre massa grossa (emboço) formando uma superfície uniforme para melhor fixar a tinta ou, ainda, em serviços mais requintados, a massa corrida que já faz parte do processo de pintura.

REFERÊNCIAS

CAMPOS,Iberê M.Cal hidratada nas argamassas.Disponivel em: www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?.
BONELLI,Rômulo; DELPINO, Rossana; MIGOTO,Milena. Manual Prático Uso da Cal . Disponivel em:www.monumenta.gov.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário