segunda-feira, 17 de maio de 2010

Gesso

O gesso é um aglomerante produzido a partir da gipsita, composto basicamente de sulfato de cálcio di-hidratado. Após a extração da gipsita, este material é britado, ou seja, é fragmentado mecânicamento formando pequenos pedaços de pedra. É feita em seguida a calcinação desses mesmos fragmentos num forno rotativo a cerca de 160°C. Neste processo o material perde água, formando assim sulfato de cálcio semi-hidratado (CaSO4 ½ H2O). Uma vez calcinado, o material é moído formando o característico pó branco que é comercializado.
O gesso é um material muito utilizado em construção devido às suas propriedades de aderência. A sua maleabilidade fazem da argamassa deste ligante um bom material para a execução de pormenores decorativos em paredes e tetos, assim como fazer o estuque que reveste as paredes. É um bom isolante térmico e acústico devido ao fato de ter uma baixa condutividade térmica e um elevado coeficiente de absorção acústica. Contudo, a sua fraca resistência quando posto em contato com água, faz do gesso um mau material para ser utilizado em exteriores. É também utilizado como barreira corta-fogo, pois como tem um baixo coeficiente de conductibilidade térmica, impede que o fogo alastre a outras zonas do local onde o gesso está aplicado, normalmente em habitações; para além do baixo coeficiente de conductibilidade térmica possui ainda a característica de libertar água quando exposto ao calor do fogo (calcinação a 160°C).

DRYWALL

Parede: A parede drywall é constituída por uma estrutura de perfis de aço galvanizado na qual são parafusadas, em ambos os lados, chapas de gesso para drywall. A forma de montagem e os componentes utilizados permitem que a parede seja configurada para atender a diferentes níveis de desempenho, de acordo com as exigências ou necessidades de cada ambiente em termos mecânicos, acústicos, térmicos e de comportamento frente ao fogo.

Para isso, deve-se especificar:
• a espessura dos perfis estruturais (48, 70 ou 90 mm);
• o espaçamento entre os perfis verticais ou montantes (400 ou 600 mm, em paredes retas; em paredes curvas, o espaçamento é menor, variando em função do raio de curvatura);
• se a estrutura é com montantes simples ou duplos e se estes são ligados ou separados;
o tipo de chapa (Standard = ST; Resistente à Umidade = RU; ou Resistente ao Fogo = RF),
• a quantidade de chapas fixadas de cada lado (uma, duas ou três); e
• o uso ou não de lã mineral ou de vidro no interior da parede.


Forro
: O forro drywall é constituído por chapas de gesso para drywall parafusadas em estruturas formadas por perfis de aço galvanizado ou por peças metálicas. Assim como nas paredes, a forma de montagem e os componentes utilizados permitem configurar o forro para as exigências ou necessidades de cada ambiente, podendo-se variar o número de chapas, as dimensões e a posição da estrutura e ainda o uso ou não de elementos de isolamento térmico ou acústico no seu interior.
Existem quatro tipos de forro drywall: estruturado, perfurado, aramado e removível. Os três primeiros são fixos e proporcionam superfícies monolíticas, sendo executados com chapas com bordas longitudinais rebaixadas, que devem receber tratamento de juntas para uniformização da superfície. O último é executado com chapas com bordas quadradas ou tegulares.

Revestimento: O revestimento em drywall pode ser estruturado ou colado. O revestimento colado é o mais simples e destinado, em geral, ao acabamento interno de paredes externas de alvenaria ou concreto, desde que estas não apresentem grandes variações superficiais.
É executado por meio da fixação direta de chapas para drywall sobre a parede por meio de argamassas colantes à base de gesso.
O revestimento estruturado é recomendado para casos em que se deseje desempenho diferenciado ou haja necessidade de colocação de instalações elétricas, hidráulicas ou de telecomunicações no seu interior. É composto por uma estrutura de perfis de aço galvanizado (fixada à parede ou separada desta) na qual são parafusadas as chapas para drywall. A forma de montagem e os componentes utilizados permitem que o revestimento seja configurado para atender a diferentes níveis de desempenho, de acordo com as exigências ou necessidades de cada ambiente em termos mecânicos, acústicos, térmicos e de comportamento frente ao fogo. Os revestimentos ainda podem ser curvos, sinuosos, com recortes para instalação de elementos de iluminação ou outros detalhes arquitetônicos, proporcionando ampla liberdade de criação a quem projeta.


Revestimento interno a uma parede de fachada
: Pode ser colado ou estruturado. No caso de fachadas com elementos pré-moldados, usar revestimento estruturado em interligação com os elementos da fachada.

Revestimento de paredes internas de alvenaria ou elementos estruturais :Pode ser colado ou estruturado. No caso de colagem sobre superfície com pouca aderência, aplicar antes chapisco rolado.

Revestimento de instalações (shaft) :Usar somente revestimento estruturado. Verificar nas Tabelas de Desempenho de Revestimentos.

Revestimento no alinhamento de pilares, vigas ou alvenarias:Executar revestimento colado sobre o elemento estrutural ou executar revestimento estruturado com desnível de no mínimo 25 mm, deixando o elemento estrutural aparente.


BLOCOS DE GESSO


Certamente, os blocos de gesso são produtos inovadores que prometem reduzir os custos de produção em pelo menos 30% em comparação com outros materiais, tais como o sistema drywall, paredes de alvenaria ou blocos de concreto/cimento (como aconteceu no Brasil e muitos outros países). Também se apresentam como novos produtos que oferecem especificação técnica muito superior em termos de isolamento acústico, isolamento térmico e resistência ao fogo, resistente à fôrça do vento e resistência ao impacto.

Os blocos de gesso não necessitam de nenhuma espécie de material de isolamento ou molduras para compor a parede. São também úteis para a construção de mobília ou mesmo decoração. Como resultado, o custo de construção de uma parede interna é reduzido dramaticamente, pois a construção é mais rápida, mais fácil de construir, pois necessita de apenas uma equipe (para o sistema drywall são necessárias três equipes – para moldura, isolamento e aplicação de placas de gesso + acabamento).

Algumas vantagens adicionais são claramente percebidas no Brasil e muitos outros paises que usam blocos de gesso. Por exemplo, mais espaço dentro das casas e escritórios é economizado, pois as paredes de blocos de gesso têm apenas três polegadas de espessura (os sistemas drywall têm no mínimo cinco polegadas de espessura). Outra vantagem é o controle do sistema ambiental, pois o gesso naturalmente equilibra a umidade e temperatura permitindo uma economia de energia e oferecendo um ambiente livre de térmite e fungo.

Os blocos e placas de gesso são por natureza resistentes ao fogo e oferecem solução altamente qualitativa para prevenir a extensão do fogo em edifícios e efetivamente protege o dono da casa contra o fogo. Certamente, os blocos e placas são feitas de gesso, o mais comum mineral encontrado em ambientes sedimentares. A formulação química de gesso é CaSo4,2H2O – Sulfato de Cálcio desidratado – Na natureza, o gesso tem a forma de um cristal. Graças a presença de água no gesso (H2O), um metro quadrado de bloco de 15mm de espessura contém 3 litros de água. Através da ação do fogo a água evapora e uma camada protetora de gesso é formada.

Atrás dessa camada o material sob o ataque do fogo permanece a uma temperatura constante em volta de 100º C, enquanto a água é liberada do gesso impedindo a extensão do fogo para outras partes do edifício por um certo período de tempo. A inclusão de fibra de vidro em blocos de gesso aumenta sua performance de proteção contra o fogo mantendo a integridade do bloco em um fogo. Então, o gesso é um elemento poderoso retardador do fogo no setor de construção civil devido a sua não-combustibilidade e habilidade de retardar por até 3 horas – de acordo com o número de blocos no sistema correspondente – a penetração do fogo.

REFERÊNCIAS

DRYWALL. Disponivel em:http://www.drywall.org.br/.
ATEX BRASIL. Material de Construção Civil (Brazilian Gypsum). Disponivel em:http://www.atexbrasil.com/gypsum.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário