sexta-feira, 12 de março de 2010

A Normalização e sua Funcionalidade

As normas técnicas são importantes principalmente para o consumidor, pois oferece facilidade ao mesmo, reduzindo o crescente número de procedimentos e tipos e produtos existentes no mercado, padronizando a comunicação de um modo geral a fim de proporcionar, meios de comunicação mais eficientes facilitando assim o dialogo entre fabricante e cliente, o que proporciona maior entendimento ao consumidor e menos reclamação ao fabricante. A normalização garante também, segurança a população como um todo, afinal um produto normalizado é perfeitamente seguro e confiável, só depende do consumidor em optar por um produto com selo de qualidade ou produto mais barato que não oferece nenhum tipo de segurança, além de tudo a normalização elimina as barreiras comerciais padronizando produtos e serviços afim de que este possam ser comercializados nos mais diferentes países.
Uma norma é criada a partir de serviço voluntário, e o processo ocorre da seguinte maneira, surge na sociedade a necessidade de criação de uma nova norma, o Comitê Brasileiro (CB), analisa esta necessidade e a inclui no seu programa de Normalização Setorial. A partir daí cria-se uma Comissão de Estudo (CE) formada por consumidores, produtores e neutros (órgãos de defesa do consumidor, graduados da área, universidades...) sendo todos voluntários, esta comissão então elabora um Projeto de Norma baseado no consenso de todos os participantes. Este projeto é então submetido à votação nacional, as sugestões advindas da participação social são avaliadas e então se cria a Norma.
As Normas Brasileiras normalizam tanto produtos já existentes como também as novas tecnologias que surgem. Quando surge um produto que ainda não possui normas regendo sua utilização, este é submetido a um processo de avaliação que avalia os seguintes itens: segurança estrutural, o que inclui estabilidade, resistência a impactos, a cargas e deformações; segurança ao fogo, estanqueidade, durabilidade, desempenho térmico e acústico, adequação do projeto e por fim a exigência de gestão de qualidade. Se passar de maneira satisfatória pelo processo o produto recebe então o certificado de qualidade.
Além das Normas, há outro elemento que também contribui para a elevação da qualidade, tanto de produtos como de serviços, é a certificação, que consiste basicamente na emissão de Marcas e Certificados demonstrando que determinado produto ou serviço de determinada empresa, atende às normas aplicáveis. Beneficia os consumidores que terão a certeza de estar adquirindo um produto de qualidade, beneficia também os fornecedores que poderão demonstrar a qualidade de seus produtos e facilita ainda a vida do Governo no que diz respeito a fiscalização. Existem os seguintes sistemas de certificação: Certificação de Sistemas de Garantia de Qualidade ABNT (R), Marca de Qualidade ABNT (Q) e ainda o Certificado de Conformidade ABNT (C).

Nenhum comentário:

Postar um comentário